Manuela Grazina

 

 Manuela GRAZINA

 

Professora e investigadora
Centro de Neurociências. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra.

 

Especializada em Genética Humana, Genética Bioquímica, Neurociências e Farmacogenómica, com um grande foco no estudo de um grupo de doenças raras, as citopatias mitocondriais (“avarias da fábrica da energia celular”), e das doenças neuropsiquiátricas, particularmente dor e toxicodependências.

 

Doutorada em Ciências Biomédicas, na área de Genética Bioquímica, com Pós-Graduação em Biomedicina, Mestre em Biologia Celular (especialização em Neurogenética) e Licenciada em Bioquímica (pré- Bolonha), pela Universidade de Coimbra.

 

Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), onde leciona desde 1996. É ainda docente em disciplinas de Genética Humana nas Universidades de Évora e do Algarve (regime de Cooperação entre Universidades), colaborando ainda com outras Universidades/ Faculdades (Faculdades de Farmácia de Coimbra e de Lisboa, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Porto, ITQB).

 

Investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) desde 1992.

 

Responsável do Laboratório de Bioquímica Genética (no CNC / FMUC), que fundou, desde Março de 1995.

 

Responsável pela Coordenação e lecionação de 17 Cursos Avançados, incluindo em contexto de programas Doutorais e um dos quais dirigidos a médicos da área das doenças raras.

 

Diretora de Qualidade do CNC desde 2006, com formação, incluindo em Auditorias (Norma NP EN ISO 19011), sendo responsável pela certificação (Norma NP EN ISO 9001) e sua manutenção em 4 Laboratórios.

 

Em Janeiro de 2013 recebeu a medalha de Ouro da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

 

No dia 31-12-2014, foi eleita Figura do Ano 2013, pelo Jornal Campeão das Províncias (Coimbra).

 

Em Fevereiro de 2014, na Gala Asclepius NEMAAC 2014, foi eleita “Melhor Docente” da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra para o ano de 2013.