Jorge Barbosa

 

 Jorge BARBOSA

 

Coordinador técnico
CRI Porto Oriental. DICAD - ARS Norte. I.P. Porto.

 

 

- Licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto (1995) e Mestrado em Serviço Social, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (2006).

 

- Coordenador Técnico do CRI Porto Oriental – Unidade de Intervenção Local da DICAD - Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da ARS Norte, I.P.

 

- Diretor do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Porto Oriental, da Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência / ARS Norte I.P. (2007 – 2013)

 

- Coordenador Regional das áreas da Reinserção Social e Redução de Riscos e Minimização de Danos na Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. (2003 – 2007)

 

- Coordenador Regional do Plano Operacional de Respostas Integradas (PORI), na Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. (2006 – 2007)

 

- Exerceu funções de docência no ensino superior, em particular, na Faculdade de CiênciasSociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa e recentemente colabora com a Universidade Lusíada no âmbito da Coordenação pedagógica de pós-graduações nas áreas do envelhecimento, da mediação social e das dependências e comportamentos aditivos.

 

- Participou no Grupo de Trabalho para preparação do Plano Estratégico do IDT (2005 — 2008).

 

- Recentemente, participou no Grupo de Trabalho Nacional, promovido pelo SICAD, para elaboração das linhas orientadoras para a mediação social e comunitária proposta no âmbito da reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências.

 

- Publicou diversos artigos e ensaios subordinados às temáticas da prevenção das toxicodependências, da reinserção social de toxicodependentes, das políticas de redução de danos, das práticas do Serviço Social e da mediação social e comunitáriana área da saúde.